3.07.2015

Não me tinha esquecido do blog mas também não tinha vontade de postar alguma coisa. Até que houve uma razão para voltar... Não sei quanto a vocês mas para mim viajar é a melhor coisa do mundo. Troco todas as compras por conhecer mais uma cidade, uma cultura, um bocadinho do mundo. Mais do que qualquer outra coisa, viajar enriquece-me e faz-me feliz! Tinha prometido a mim mesma que em 2015 ia fazer uma viajem e assim foi! Não estava a espera que fosse tão rápido... Mas ainda bem! A ideia surgiu numa ida ao shopping com umas amigas numa conversa super normal. Amsterdam foi o destino escolhido! Sabia que ia gostar, só não sabia que ia gostar tanto!!!! Que cidade maravilhosa! Quem já foi certamente percebe o que eu digo... Para quem não foi, aconselho!
Vou por isso fazer um post diferente dos que já tenha feito. Um bocadinho dos meus dias por Amsterdam, dicas e sugestões para conhecer esta capital em 3 dias.
Nestas viagens com amigos normalmente procuramos os preços mais baixinhos, certo? Tenta-se sempre economizar ao máximo e tudo começa no voo - escolhemos a companhia Transavia, ficou por 90 pois já marcamos muito em cima - e alojamento: optamos por ficar num hostel, Meininger. Fomos um grupo de seis e por isso ficamos numa camarata todos juntos com casa de banho privada. 40,50, um preço justo para 3 noites tendo em conta a localização (junto a estação de todos os transportes públicos) e qualidadeO preço não tem pequeno almoço incluído, este custa 7,80, parece um preço elevado para o que é, contudo tendo em conta o tipo de vida da Holanda (visivelmente superior a Portugal) e comparando o preço com outros cafés pela rua, o preço do pequeno almoço do hostel adequa-se e até é justificado com variedade que oferece, desde ovos, fruta, iogurtes, leite, etc. O hostel tem ainda wi-fi e todo o staff foi simpático, mais dois pontos a favor.

Apesar de Amsterdam se visitar bem sem ser preciso andar de eléctrico, nós optamos por comprar um pass de 72 horas por 16€ que nos dava a possibilidade de andar em todo o tipo de transportes públicos. Visto que o nosso hostel não ficava no centro este pass foi nos útil e ainda assim usamos-lo muito mais do que para fazer o trajecto centro-hostel e hostel-centro. Pode-se comprar este pass já no aeroporto Schiphol o que é logo válido para ir para Sloterdijk (onde fica o hostel).

Há Mc Donalds em todas as esquinas, assim como Starbucks. Os preços são novamente mais elevados do que estamos habituados, no entanto não fogem muito ao que já esperávamos. Há também uma cadeia de supermercados acessível: Albert Heijn onde fizemos algumas compras e aproveitamos a cozinha do hostel para fazermos um jantar e também preparar almoços. Uma boa maneira de poupar algum dinheiro! Típico de Amsterdam são as famosas batatas fritas, que apesar de não ser nadaaaaaaa do outro mundo experimentei, gostei e claro aconselho. De nos deixar a salivar são as muitas montras que há pelas ruas cheias de coisinhas boas.

Contra todas as nossas expectativas, só no último dia é que choveu, nos restantes fez sol, ainda que com muito frio, mas sempre agradável. No entanto a roupa que se deve levar para este tipo de viagens deve ser confortável e consoante uma antecipada previsão meteorológica.

Apesar da língua holandesa parecer chinês, para quem vai viajar, não se assuste. Os holandeses são super simpáticos e acessíveis. Falam fluentemente inglês e tentam ajudar ao máximo. Tivemos ainda a sorte de encontrar portugueses, que nos ajudaram sempre que já estávamos a ficar "perdidos", ironia do destino!

Para quem vai com mais tempo e pretende visitar vários museus e todas as atracções que este cartão oferece (que são imensas), aconselho a compra deste cartão. Para além de incluir uma série de museus, permite também andar em qualquer transporte público e oferece ainda um passeio de barco. Nós não optamos pelo cartão pois não ia compensar porque não tínhamos em plano visitar todos os museus e pela falta de tempo tivemos que optar por outras actividades.
Mais do que uma sugestão, parece-me uma obrigação fazer um passeio de bicicleta por AMS e um outro passeio de barco. As bicicletas são uma tradição desta cidade, há mais bicicletas que carros. Aliás, há mais bicicletas que pessoas. É de loucos! Mas giríssimo! Só andamos de bicicleta na última manhã e decidimos fazer um passeio até ao Vondelpark. Por estarmos hospedados no hostel Meininger tivemos um desconto!!
O passeio de barco ficou para o final do segundo dia. Por apenas 9€ tivemos oportunidade de ainda fazer um longo passeio de barco pelos canais, uma outra maneira de conhecer a cidade.



Num próximo post contarei detalhadamente o que fiz nos respectivos 3 dias por Amsterdam. Espero que gostem!

6 comentários:

  1. Adorei, ansiosa para o próximo post! Já segui o blog, xoxo <3

    www.flu-ffy.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Adorei as fotos! Amesterdão tem ficado um pouco de lado, mas tenho que conhecer.

    Um beijinho, Lene's stuff ❤

    https://lenesstuff.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais, muitos parabéns pelo blog! Já estive em Amesterdão 2 vezes, e amo de coração essa cidade! As tuas dicas foram super adequadas e fazem justiça à cidade, quem as seguir fica com uma bela ideia do melhor de Amesterdão, boas escolhas. O que achas de nos seguirmos uma à outra? Eu já te sigo! Um grande beijinho :) - http://osorvetedeframboesa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Adorei, deve ter sido uma viagem espetacular :D
    Beijinhos ;)

    http://we-havefun.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Olá, nomeei-te para uma tag no meu blog. Podes ver aqui: http://ayellowrain.blogspot.pt/2015/04/tag-amoodeio.html

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar